Feriado Nossa Senhora Aparecida: qual a história e o que ela significa
No dia 12 de outubro é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida,
a padroeira do Brasil. A lei que instituiu o feriado nacional foi criada em 30 de julho de 1980 e, desde então, a data é celebrada em todo o país.
Conhecida por ser a padroeira e protetora do Brasil, ela é muito requisitada por fiéis que precisam de ajuda em um momento de aflição. A imagem dela teria sido encontrada pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia em 1717, no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, e seria uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, com 36 centímetros de altura e 2,5 quilos.
Ela veio para os pescadores em dois pedaços: primeiro o corpo e, em seguida, a cabeça. Como ela foi "aparecida", o nome encaixou perfeitamente e o episódio foi considerado um milagre. A principal teoria a respeito da santa é que ela tenha sido jogada na água por alguma pessoa que queria se livrar da imagem, que estava quebrada. Muitas pessoas têm a crença de que uma representação de santo quebrada pode trazer má sorte.
Muitos brasileiros acreditam que ter uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em suas casas lembra de sua intercessão e fidelidade a Jesus. Para os cristãos, Maria é um modelo de fé e suas virtudes devem ser imitadas pelos fiéis. Fazer seus pedidos, orações e agradecimentos diante da imagem proporcionaria uma proximidade maior com Deus.
Fonte: https://noticias.uol.com.br/faq/nossa-senhora-aparecida.htm