CAPS I vai promover o VII Encontro de Saúde Mental dia 17 em Guaíra
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) “Marcos Ferreira” da Prefeitura de Guaíra vai realizar no dia 17 de maio, das 8h30 às 11h30 no CEREA, Avenida 29, 940, o VII Encontro de Saúde Mental que estará abordando o tema: Luta Antimanicomial....
Durante as três horas de atividades no encontro, o foco será a integração entre os pacientes do CAPS e seus familiares, além de gincana e fechando com uma confraternização de inclusão, segundo informações do psicólogo Marcio Silveira.
Ø Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
Por esta razão o Movimento tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta. Esta substituição implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental que deve ser aberta e competente para oferecer atendimento aos problemas de saúde mental da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias, promovendo autonomia, descronificação e desinstitucionalização. Além dos serviços de saúde, esta rede de atenção deve se articular a serviços das áreas de ação social, cidadania, cultura, educação, trabalho e renda, etc., além de incluir as ações e recursos diversos da sociedade.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado no dia 18 de maio.