100º. Aniversário do GOSP – Grande Oriente de São Paulo (Guaíra SP)

Em 29 de Julho de 1921 foi fundado O Grande Oriente de São Paulo,

por um grande número de Lojas Maçônicas do Estado de São Paulo.

Presença marcante na história do Estado de São Paulo, com suas lojas maçônicas jurisdicionadas, participando de diversos momentos históricos marcantes, como a revolução constitucionalista de 1932, no qual, membros de Lojas maçônicas lutaram para defender os ideais democráticos e constitucionais.

Inúmeras foram as ações empreendidas nestes 100 anos, fomentadas ou, onde a participação de Maçons do Grande Oriente de São Paulo foi decisiva, mas quem sabe a menos mencionada pela história tenha sido a participação de inúmeros Maçons na construção progressista da Sociedade Paulista.

Atualmente conta com centenas de Lojas em todo o estado, mais de 140 diferentes tecnologias sociais e dezenas de milhares de Irmãos trabalhando em prol da transformação para o Bem Social.

Na vanguarda da Maçonaria Brasileira, o GOSP tem se destacado com projetos e programas como, a Ação Política na Maçonaria, a criação dos Institutos Profissionais e o Instituto Acácia de Responsabilidade Social que apoia as mais diversas obras sociais das Lojas e que enaltecem o protagonismo de seus obreiros nas mais relevantes questões políticas e sociais do estado e do Brasil.

Em Guaíra-SP, temos a Loja Maçônica Fraternidade e Luz, atuante em nossa sociedade através do seu extenso quadro de obreiros, que trabalham e oferecem apoio a entidades sociais locais.

 

Fonte: https://www.gosp.org.br/historia 31/07/2021.
@guiaguaira #guiaguaira

Imprimir Email

Lançado em fevereiro de 2007, o Portal guiaGuaíra nasceu com o objetivo único: dar acesso rápido a dezenas de informações de toda a Região de Guaíra Sp. Com diversas frentes de trabalho e pesquisa, o portal mostra aos seus milhares de usuários, de maneira rápida e direta, informações comerciais, cotidianas, entretenimento e de utilidade pública.


Localizado na  Rua Quatorze de Julho, 101010, No Lago - Guaíra-SP CEP: 14790-000 Fone: (17) 99999-9999

 LUKA