Santa Casa de Guaíra SP, destaca em proteção dos funcionários contra a COVID-19

Escrito por José Luciano. Postado em News

DE 152 PROFISSIONAIS DAS DIVERSAS ÁREAS, DESDE MÉDICOS ATÉ PESSOAL DO ADMINISTRATIVO, EM UM ANO DE PANDEMIA, FORAM REGISTRADOS APENAS 25 CASOS, E NENHUM DESENVOLVEU FORMAS GRAVES DA DOENÇA, NEM PRECISARAM DE INTERNAÇÃO
O Ministério da Saúde havia registrado ao menos 484.081 casos e 470 mortes por Covid-19 entre profissionais de saúde. Os dados, no entanto, são menores que os contabilizados pelos conselhos de classe. Um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta 551 médicos mortos pelo vírus, enquanto o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) relatou 646 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem vitimados pela doença. (dados da CNN - https://www.cnnbrasil.com.br/.../preco-muito-alto-a....
No entanto a Santa Casa de Guaíra, único hospital da cidade, que dá primeiro atendimento a todos pacientes acometidos pelo vírus, mantendo pronto atendimento 24 horas, gripário (local especícico para internação de paciende de Covid), em um ano de pandemia registrou apenas 25 infecção de seus servidores, num time de médicos, enfermeiros, tecnicos e auxíliares, biologa, farmaceutico, pessoal da limpeza, recepção e setor adminstrativo, que somam 152 trabalhadores da saúde.
Um desempenho invejavel que representa apenas 16,44% do pessoal envolvido, direta ou indiretamente no tratamento dos infectados. Especialmente porque nenhum dos servidores desenvolveram as formas mais graves da doença, sequer necessitaram de hopitalização.
De acordo com a Diretoria da Santa Casa este desmpenho só foi prossivel pela normas de segurança, limpeza e protocolos seguido risca em todos procedimentos com pacientes, de Covid, ou das outras enfermidades.
De acordo com o interventor da Santa Casa, Márcio José Bento o pessoal do hospital entendeu a gravidade e alta transmissibilidade da patologia, tendo a disposição de cumprir os protocolos estabelecidos para evitar a proliferação do virus.
Até ontem (terça-feira, dia 16 de março) Guaíra já contabilizava 2.625 infectados, 72 óbitos, 10 pessoas internadas na enfermaria em Guaíra , outros 193 em isolamento social, e 171 suspeitos aguardando resultado de exames, além de 6 em Uti e 3 em enfermaria internados em Barretos.

Imprimir