Prefeitura destaca o plantio de 2.000 árvores

Escrito por José Luciano. Postado em News

A Prefeitura em campanha mobilizada pelo Departamentos de Posturas, através de sua fiscalização e apoio de igrejas, realizam a Campanha “Plante Uma Árvore”. Iniciada em 2017 a campanha notificou até o momento mais de 4.000 imóveis, inclusive comerciais, que estavam sem uma árvore plantada na calçada. O plantio já ultrapassou a marca de 2.000 notificações atendidas, portanto mais de 50% atendidas.
Com o aumento da arborização, surgem também algumas questões:
Plantar árvore na esquina pode?
Resp.: Não pode! A Lei Municipal nº 2274 determina que as árvores devam ser plantadas a distância de 5,00 m. (cinco) metros de esquinas, postes de iluminação pública e semáforos.
Qual o espaçamento mínimo ideal entre árvores?
Resp.: As espécies de pequeno porte (até 6,00 m. de altura) devem ser plantadas entre 5,00 e 7,00 m. de distância mínima uma da outra; as árvores de médio porte (entre 6,00 e 8,00 m. de altura) devem ser plantadas entre 7,00 e 9,00 m.; e as árvores de grande porte (acima de 8,00 m. de altura) entre 9,00 e 12,00 m. de distância. Não há objeção para distâncias maiores.
Para evitar dificuldades de trânsito de pedestres nos passeios e conflitos à rede elétrica, o que devemos observar?
Resp.: Não arborizar passeios de largura inferior a 1,50 m.; plantar espécies de pequeno porte em calçadas de largura entre 1,50 m. e 2,50 m.; em calçadas entre 2,50 m. e 4,00 m. plantar espécie de pequeno porte sob a fiação elétrica, e do lado oposto plantar espécie de pequeno ou médio porte; e em calçadas com largura superior a 4,00 m. plantar espécie de pequeno porte sob a fiação elétrica, e do outro lado plantar espécie de médio ou grande porte.
A campanha “Plante uma Árvore” reapresenta seis dos motivos para se plantar uma árvore:
* Ar condicionado natural – Regulam a temperatura e o clima do nosso planeta;
* Protetora natural – Trazem sombra e protege contra ventos e poluição sonora;
* Preserva a fauna – Habitat natural, é a fonte de abrigo e alimento de animais;
* Reduz a contaminação – As folhas retêm partículas de pó, filtrando o ar que respiramos;
* Ciclo de água – As raízes retêm a água da chuva, evitando secas e inundações;
* Protegem o solo – Evitam a erosão e o desgaste dos solos.
Para saber mais sobre posturas municipais ligue 17.3331.5865, envie mensagem para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pessoalmente no Ganha Tempo “Antonio de Jesus Marques”, localizado na Rua 8 nº 221 Centro.

Imprimir