Fechamento do comércio conforme decreto a partir desta seg feira 25 Jan 2021
Prefeitura de Guaíra emite edição extraordinária do Diário Oficial
neste domingo com novo Decreto Municipal detalhando o que vai abrir e o que vai fechar com a fase vermelha do plano São Paulo.
O novo Decreto entra em vigor já na segunda-feira (25)
O prefeito em Exercício Edvaldo Moraes se reuniu, na tarde deste domingo (24) com o presidente da ACIG -Associação Comercial e Industrial de Guaíra, Jamel Assem Abdala e o diretor de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Suzuki e o secretário de saúde Jorge Uatanabe do Prado.
Na pauta da reunião foram discutidos o cenário atual da pandemia, frente ao uso dos equipamentos hospitalares de Guaíra e região e em especial aqueles que são transferidos para a UTI de Barretos , cuja ocupação encontra-se em níveis elevadíssimos com 78,3% de ocupação. O Governo do Estado emitiu Decreto neste sábado, passando Guaíra e as demais cidades que pertencem a Diretoria Regional de Saúde de Barretos (DRS) para a fase Vermelha do Plano São Paulo; a fase mais restritiva, onde só podem funcionar os serviços e o comércio considerados essenciais.
O novo Decreto Municipal detalhando o que vai abrir e o que vai fechar foi publicado na noite deste domingo (24), pela Prefeitura de Guaíra , passando a vigorar já na segunda-feira (25)
Segundo o prefeito em exercício Edvaldo Moraes o trabalho está sendo feito em conjunto no sentido de ver se encontram alguma alternativa para o funcionamento de alguns segmentos do comércio não contemplados na fase Vermelha. ¨Estamos bastante preocupados com os índices de ocupação dos leitos hospitalares e ao mesmo tempo estamos buscando alternativas. A situação é delicada e nós não podemos fazer coisa muito diferente do que estabelece a fase Vermelha do Plano São Paulo, porque depois iremos responder por isso, explica o prefeito em exercício.
Ainda nesta segunda-feira (25) prefeitos da região irão a São Paulo protocolizar junto ao Governo do Estado o aumento de 15 novos leitos de UTI e com o aumento diminuiria o percentual de ocupação e permitiria a mudança da região para uma Fase do Plano São Paulo mais flexível.
Ainda durante a reunião foi mais uma vez ressaltado que a população precisa se conscientizar que o vírus mata e que não pode haver aglomerações, com festas, reuniões; que o distanciamento social é fundamental e ainda que a adoção das regras sanitárias não podem ser deixadas de lado, como por exemplo, o uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool em gel ou álcool 70.
Fonte: Prefeitura Municipal ( Diário Oficial dia 24 de Janeiro 2021 )