Halloween 31 de outubro
Qual é a origem do Halloween e por que acontece em 31 de outubro
O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, provavelmente surgiu há várias centenas de anos, antes mesmo da era cristã. Seus primeiros registros apontam que ele pode ter aparecido na Europa como um ritual celta.
Para esse povo, a noite de 31 de outubro indicava o começo do Samhain. O festival era marcado pelo fim da colheita, pelo ano-novo celta e também pelo início do inverno. Dessa forma, eles acreditavam que a temporada do frio e da escuridão era ideal para contatar quem já partiu e que, naquela noite, eram abertas as portas entre o reino dos mortos e o dos vivos.
O traje para a data era especial já naquela época. Por proteção contra o que pudesse ser ~do mal~, os celtas usavam cabeça e pele de animais abatidos. Anos mais tarde, esses itens ficaram para trás e foram substituídos por várias fantasias criativas e maquiagens impressionantes, especialmente por conta da influência da indústria cinematográfica.
Além disso, o fogo também era muito comum. Os sacerdotes acendiam fogueiras a fim de renovar as esperanças para o ano que estava começando. Até hoje, algumas pessoas ainda mantêm tochas acesas, mas apenas pela decoração.
Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão"). O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao "Rei dos mortos".