Seja Digital já distribuiu cerca de 3 mil kits da TV digital em Guaíra

Em Guaíra já saiu uma ganhadora de R$ 2 mil

Falta pouco mais de 20 dias para o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 29/11. Após essa data, só será possível assistir a programação da TV aberta pelo sinal digital

A Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV no Brasil, já distribuiu na cidade de Guaíra cerca de 3 mil kits gratuitos da TV Digital, com antena digital e conversor com controle remoto, dos mais de 4,2 mil a serem entregues para as famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal. O desligamento do sinal analógico de TV acontece em menos de 1 mês, no dia 29 de novembro, em Guaíra e 24 cidades da região de Franca. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital. 

Cerca de 75 mil kits gratuitos, com os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital, estão disponíveis para famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal das 25 cidades da região de Franca. Destes, mais de 52 mil já foram retirados. 

Para saber se tem direito e agendar a retirada do kit, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit

As cidades que integram a região, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações são: Aramina, Barretos, Batatais, Buritizal, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. 

É importante que todas as pessoas se preparem para o desligamento do sinal com antecedência. “Todas as TVs podem ser utilizadas para assistir os canais abertos transmitidos pelo sinal digital. Porém, a TV pode precisar de adaptações. Se o aparelho for de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se a TV for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante”, orienta a gerente regional da Seja Digital Daniela Honório. 

A instalação é um processo simples, porém, as pessoas que forem realizá-la devem tomar cuidado. “Caso se sintam inseguras com o procedimento, nossa recomendação é que procurem um antenista. No caso dos beneficiários, eles recebem, no momento da retirada do kit gratuito, um treinamento sobre os equipamentos que estão recebendo e como instalá-los”, diz Daniela Honório. 

A busca de canais digitais também é um processo muito importante na conclusão da instalação. “Os canais não aparecem automaticamente nas TVs e as pessoas podem ter uma TV preparada, mas continuar vendo os canais analógicos. Para localizar os canais digitais basta acessar o menu da TV ou do conversor, encontrar a opção mais parecida com ‘busca de canais’ e seguir as orientações. Ao final, a TV terá encontrado todos os canais digitais disponíveis na região e exibirá a programação com imagem e som de cinema”, diz a gerente regional. 

Além disso, as famílias de baixa renda que retiram os kits podem concorrer a prêmios de R$ 2 mil. Em Guaíra já saiu uma ganhadora. O último sorteio será no dia 15 de novembro. Para participar é simples. Primeiro deve verificar se têm direito ao kit no sejadigital.com.br/kit ou 147 e realizar o agendamento para retirar os equipamentos. Com o kit em mãos, basta seguir as instruções para instalar o conversor e a antena digital. No final da instalação aparece um código na tela da TV. Após esta etapa, é necessário acessar o site ou ligar 147 e se cadastrar com o número do código gerado para concorrer. 

“Todos precisam se preparar o quanto antes para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com qualidade de imagem e som de cinema, tudo gratuitamente. Nosso objetivo é não deixar ninguém para trás”, afirma Daniela Honório.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

 Atendimento à imprensa: 

Atendimento Nacional:

Weber Shandwick Brasil - sejadigital@webershandwick.com

(11) 3027-0200

 Atendimento Regional Franca

Conceito Comunicação – (16) 3621-3252

francasejadigital@conceitocomunic.com.br

Sonia Maggiotto – (16) 9 8136-4310

Fernanda Martins - (16) 9 9331-9036

Imprimir Email

Lançado em fevereiro de 2007, o Portal guiaGuaíra nasceu com o objetivo único: dar acesso rápido a dezenas de informações de toda a Região de Guaíra Sp. Com diversas frentes de trabalho e pesquisa, o portal mostra aos seus milhares de usuários, de maneira rápida e direta, informações comerciais, cotidianas, entretenimento e de utilidade pública.


Localizado na  Rua Quatorze de Julho, 101010, No Lago - Guaíra-SP CEP: 14790-000 Fone: (17) 99999-9999

 LUKA